Club de
Pato Branco
Amizade

Projetos

Confira os projetos idealizados pelo Rotary Club de Pato Branco-Amizade.
Filtrar por:

Enxergando "o" Futuro

Serão feitas triagem dos alunos do ensino fundamental I nas escolas municipais do município de Pato Branco. Exame este de acuidade visual. Em parceria com o Fórum de Pato Branco ( Poder Judiciário ) nos municípios que abrangem esta comarca ( Pato Branco , Vitorino, Itapejara do Oeste e Bom Sucesso do Sul ). Após a triagem serão selecionadas as crianças que necessitarão de avaliação oftalmológica completa para posteriormente receberem a correção visual necessária ( óculos ).

Postado em de de por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Geladeira Solidária

Foram adquiridas duas geladeiras com o objetivo de distribuir lanches solidários estrategicamente colocadas em dois pontos de assistência à saúde dos pacientes que vem de 24 municípios da região sudoeste para tratamento de saúde. Uma geladeira no Consorcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (CONIMS), e outra na Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer. Foi identificado a necessidade social em virtude da distância e do tempo que estes pacientes permanecem no município para os tratamentos de saúde, muitas vezes sem a condição de adquirir alimentos.

Postado em de de por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Na Pia Não, Seu Óleo para Doação

Orientar a população com relação ao devido encaminhamento dos resíduos do óleo de cozinha para que este não seja descartado indevidamente, bem como a destinação adequada deste para uma entidade que o aproveite e o transforme. O projeto piloto foi realizado nos bairros São João e Alto da Glória da cidade de Pato Branco.

Postado em de de por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Capacitação para produção de materiais domissanitários em comunidades vulneráveis do município de Pato Branco

Um dos problemas encontrados em municípios como Pato Branco, está relacionado com a educação ambiental, pois mesmo havendo programas de recolhimento e tratamento de lixo, ainda há muito a ser melhorado e desenvolvido. Em geral, a população descarta seu lixo, e, sem conhecimento, não prevê a possibilidade de reutilização de alguns materiais, o que amenizaria problemas ambientais. A cultura de “apenas descartar o lixo”, em geral é praticada por todas as classes sociais, destacando algumas empresas e indústrias, as quais geram grandes quantidades de resíduos que podem ser utilizados como insumos para a produção de diferentes produtos em associações e cooperativas visando a distribuição de renda em comunidades vulneráveis.     Muitos produtos domissanitários podem ser produzidos a partir de materiais que são descartados no ambiente e/ou lixo, tendo como exemplo, o sabão, o qual pode ser produzido a partir de óleo usado, e ainda, para o seu processo de produção é possível reaproveitar muitos resíduos, como embalagens de leite (caixa) para moldes. A partir do sabão base produzido a partir de insumos reaproveitados, é possível se obter outros produtos com maior valor agregado, como sabão e sabonete líquidos, sabão medicinal, sabões artesanais, entre outros, que podem ser elementos geradores/complementadores de renda para a população. O óleo usado é, geralmente, armazenado e descartado sem qualquer tratamento em cozinhas de creches, escolas municipais e por restaurantes. Além do óleo usado, para a produção de sabão é utilizado o sebo de origem animal, o qual é gerado por frigoríficos. Outro material que pode ser utilizado para a produção de sabão é a glicerina, a qual agrega maior qualidade ao produto final, sendo que algumas indústrias descartam esse composto. Por meio de parcerias entre as associações ou cooperativas é possível que os insumos que geralmente são descartados sejam destinados às mesmas, e para aqueles precursores que apresentam custo para aquisição, como a glicerina, o valor poderá ser reduzido. A produção de produtos domissanitários pode ser um tema gerador de conhecimento e de mudanças na comunidade, pois com esse projeto, pretende-se capacitar profissionalmente membros de comunidades vulneráveis para a produção e venda de sabão.

Postado em de de por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Seu Lacre + Tampinha do Bem

A ideia de realizar esse projeto também em Pato Branco, que acontece em inúmeras cidades, surgiu mediante a leitura da Revista Rotary Brasil, quando pensamos, por que não fazer esse projeto aqui? Depois disso, elaboramos a campanha do projeto e desenvolvemos os adesivos, começando com a distribuição dos galões para arrecadar os lacres e tampinhas. Após questionamentos em não arrecadar as tampas metálicas, ampliamos o projeto com mais este item para arrecadação. As fases do projeto consistem em arrecadar material suficiente para venda, e com o dinheiro é realizado a compra da cadeira de rodas e/ou caixas de leite. Sobre os materiais arrecadados, são realizadas cotações em empresas do ramo, para que se tenha o melhor preço da matéria-prima.

Postado em de de por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Reuniões Quartas-Feiras | 20:00
FURP - RUA FELIPE CAMARÃO,180 Cep: 85504-650